Invasão no seu PABX – Você está preparado contra essa ameaça?

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você sabia que isso poderia acontecer com o seu PABX? Pois é, frequentemente nos deparamos com notícias que algum fraudador (Hacker) teve acesso ao sistema de rede de uma grande empresa ou de um site governamental.

Esses atos têm várias motivações: roubar senhas e dados sigilosos, transferir valores, evidenciar a fraqueza dos sistemas de proteção e, em casos teoricamente mais raros, promover o caos numa rede terrorista.

No geral, as empresas se importam com sua rede de dados mas acabam deixando seu sistema telefônico de escanteio, sendo uma plataforma convencional ou IP, sem as proteções necessárias contra este tipo de ameaça.

O que elas não sabem é que os fraudadores de redes estão sempre atentos às modificações e novas tecnologias de proteção de rede e prontos para roubas quaisquer dados de sua empresa, o que pode acabar gerando grandes danos ao negócio. 

Muitas vezes o PABX é visto como um sistema simples e que não requer grande atenção ou custos diferenciados com serviços especializados, mas saiba que o seu Pabx também pode sofrer uma invasão. As principais motivações são:

  1. Efetuar chamadas telefônicas através do seu sistema. As chamadas entram a cobrar e são comutadas para a saída, ligando para o destino desejado, perceba que cada ligação gerará duas cobranças: a entrada a cobrar e a saída.
  2. São dois objetivos nessa modalidade: efetuar as chamadas sem nenhum custo e dificultar o rastreamento pelas autoridades de segurança pública.

Certo, agora você deve estar se perguntando: e como eu posso proteger minha rede e meu PABX desses futuros ataques?

  • Utilizar-se do correio de voz do PABX para gravar mensagens e orientações de ações criminosas. O objetivo é evitar a gravação e monitoração dos envolvidos nessas ações, quem deu a ordem e quem a cumprirá.
  • Mantenha um contrato de manutenção com uma empresa de confiança e que tenha boas indicações, importante procurar empresas que sejam autorizadas e com técnicos capacitados pelos fabricantes que possuem treinamentos específicos sobre o assunto;
  • Se não possuir vínculo com o mantenedor, procure efetuar serviços com empresas autorizadas pelos fabricantes;
  • Prestar atenção na rotatividade dos colaboradores do seu prestador de serviços, este pode ser um indicativo de que a empresa contratada não é confiável;
  • Implementar regras de utilização, conscientizando os colaboradores dos riscos e das consequências de uma invasão;
  • Ações de prevenção, como configurações de bloqueio para ferramentas que são utilizadas nas fraudes, trocas de senhas periódicas, orientações e treinamento dos profissionais envolvidos na administração da plataforma de voz;
  • Software de tarifação: além da sua finalidade original, que é a gestão dos custos de telefonia, através do monitoramento de todas as chamadas efetuadas pelos usuários, o tarifador é uma importante ferramenta com a qual é possível monitorar o fluxo diário de ligações e identificar imediatamente qualquer anomalia que possa indicar uma invasão.

Fique atento, procure empresas e profissionais capacitados.

Receba dicas, informativos e novidades

Cadastre-se em nosso mailing.

Conteúdos Relacionados

Quer saber mais sobre nossas tecnologias e soluções?

Fale com um de nossos especialistas e agende uma apresentação.