Guia de sobrevivência pessoal: “trabalhando em casa com a família”

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Há alguns meses, trabalhar em casa era uma opção quando uma das crianças estava doente em casa, um compromisso pessoal dividia o dia útil ou mesmo um dia exigindo concentração constante, sem necessidade de colaboração direta com minha equipe de colegas engenheiros.

Felizmente, nosso empregador (Atos) adotou e desenvolveu uma cultura de trabalho remoto desde 2018, permitindo horários flexíveis de trabalho fora do escritório, além de fornecer algumas das melhores ferramentas de software de colaboração remota, equipamentos de qualidade e recursos de rede.

Portanto, agora estamos prontos para gerenciar a obrigação de trabalhar em casa continuamente, pelo menos por enquanto. E, onde eu moro, as escolas fecharam e é altamente recomendável sair de casa somente quando for absolutamente necessário.

Como você deve ter adivinhado, minha experiência mudou significativamente, pois agora devo trabalhar em uma casa com três crianças pequenas por perto, com um cachorro latindo e muitos distúrbios em potencial. Aqui está o meu guia de sobrevivência, para você que está nessa mesma situação.

-Lembre-se, as crianças não pretendem ser barulhentas. Eles deveriam mesmo ser barulhentas e infantis!

-Lembre-os calmamente, para ficarem quietos, explicando que o pai ou a mãe estão trabalhando em casa devido às circunstâncias. Evite gritar com eles ou puni-los porque eles estão agitados demais.

-Embora programas de TV e jogos em dispositivos móveis funcionem, sugiro estabelecer uma rotina matinal com algumas horas de lição de casa. Dependendo da idade, isso pode variar de desenho a material escolar.

-Agora você está o dia inteiro em casa, aproveite uma longa pausa e depois jante juntos. Isso é algo que as crianças adoram e aumenta a confiança e a disciplina durante o resto do dia. No entanto, esteja pronto para os argumentos que começam com “Eu sentarei ao lado do papai!”, “Não, eu que vou sentar!!” etc.

-Mesmo quando tudo parece estar sob controle, as crianças continuarão invadindo seu “escritório em casa”. Se você os receber e lembrar que você está trabalhando, eles sairão silenciosamente. Confie em mim, isso funciona!

-Use fones de ouvido para conduzir reuniões remotas e use isso como um sinal visual de “Não perturbe”.

-É sempre bom fazer uma pequena pausa e mostrar interesse pelas necessidades dos seus filhos, em vez de dizer “Agora não!”, “Mais tarde!”, “Estou ocupado” etc.

-A tarefa de casa é uma questão de realizar o trabalho a ser feito, em vez de trabalhar contra o relógio. Ter um tempo final para relaxar e retornar completamente à família.

-Em relação ao cachorro latindo, bem, receio que tenhamos escolhido a raça errada!

Seu novo escritório em casa pode se tornar um ótimo lugar para trabalhar, mas pode levar algum tempo para se acostumar. Agora é a hora de aproveitar todas as suas habilidades de gerenciamento de tempo e definição de objetivos. Ficar focado, relaxado e estar no controle dessa nova situação o manterá produtivo, eficaz e saudável em geral!

Artigo de Minas Botsis – engenheiro de software e coordenador DevOps na Atos

Tradução: Argimom

Quer conhecer mais soluções Unify-Atos para aumentar a produtividade durante o Home Office? Entre em contato com nossos especialistas.

Receba dicas, informativos e novidades

Cadastre-se em nosso mailing.

Conteúdos Relacionados

Quer saber mais sobre nossas tecnologias e soluções?

Fale com um de nossos especialistas e agende uma apresentação.