8 maneiras de superar sentimentos de isolamento do trabalho em casa

Compartilhe este post

Então, a essa altura, todos nós já lemos dicas úteis sobre trabalhar em casa – entramos no ritmo e estamos nos sentindo produtivos. Mas, após um período de dias e semanas, você percebe cada vez mais que algo está faltando. Se você trabalhou anteriormente em um escritório tradicional, pode perder as conversas e trocas de ideias e de humor com um colega próximo. Mesmo aqueles que trabalham remotamente regularmente podem ter a opção de ir ao escritório em alguns dias, ou talvez ir a uma cafeteria local, biblioteca ou local de espaço de trabalho compartilhado.

Agora, com as ordens de “ficar em casa”, exigidas em muitos países, o confinamento diário do trabalho em casa (e em nenhum outro lugar) pode criar sentimentos de isolamento e solidão. Para alguns de nós, não é grande coisa – mas para outros, pode ser uma mudança difícil e até angustiante.

Embora reconheçamos que todos são diferentes e as situações de trabalho podem variar bastante, ainda podemos compartilhar algumas ideias práticas para manter sua produtividade, sua sanidade e evitar sermos superados por sentimentos de isolamento enquanto trabalhamos em casa. Aqui estão oito ideias a serem consideradas – espero que algumas delas sejam úteis:

• Use ferramentas de colaboração em equipe e vídeo para capturar novamente a sensação de presença social e interação com seus colegas, parceiros e clientes. Videoconferências, reuniões on-line, conversas por texto e telefonemas podem ser um bom substituto para os encontros presenciais que você está perdendo. E lembre-se de mudar sua mídia – algumas vezes, uma ligação telefônica ao vivo ou bate-papo por voz on-line vai além de um e-mail ou mensagem de texto para criar um vínculo social com seus colegas.

• Seja proativo em alcançar, conectar, envolver e interagir com outras pessoas. Em vez de simplesmente aguardar reuniões agendadas, às vezes é útil ter uma pausa para café “virtual” ou uma conversa informal com um colega localizado remotamente. Você nunca sabe, eles também podem estar se sentindo um pouco isolados e apreciarão que você se esforce para interagir com eles.

• Tente manter uma perspectiva positiva o máximo possível. Colocar sentimentos de isolamento em perspectiva é importante – afinal, eles são sentimentos (e não “fatos”) que podem ser gerenciados até certo ponto. Aceitar a mudança e pensar positivamente sobre as coisas boas que acompanham o trabalho em casa pode ajudar a diminuir o impacto do isolamento.

• Concentre-se em seus objetivos – definir objetivos para si mesmo e obter satisfação ativa em suas realizações de trabalho também podem ser úteis. Estar menos distraído com o ambiente do escritório, trabalhar em casa pode ajudá-lo a refletir sobre seu trabalho mais profundamente, a ser mais criativo e engajado e a alcançar um desempenho mais alto do que você pensava ser possível.

• Gravite em direção à luz do sol se você tiver acesso às janelas. Um pouco mais de luz do sol e calor, juntamente com uma vista da natureza, podem torná-lo mais a par do ambiente e dar um impulso emocional. Nem todo mundo terá acesso a isso, e o clima local pode não cooperar, mas, esperançosamente, você pode encontrar alguma luz natural que possa melhorar seu humor.

Saia para fazer uma pausa ou, pelo menos uma vez por dia, faça uma caminhada. Novamente, nem todo mundo pode facilmente sair ou andar por aí (dadas as restrições ou situações locais). Mas, se possível, alguma mudança de cenário e ar fresco pode ser útil para clarear a mente e oferecer uma sensação de renovação. Se você não pode sair de casa, qualquer tipo de exercício físico pode ajudá-lo a se sentir mais saudável e revigorado durante o seu dia de trabalho em casa.

• Não tenha medo de conversar com seu “amigo peludo”, se você tiver um em casa. Nem todo mundo tem um cachorro ou um gato, mas eles podem ser uma distração bem-vinda e uma fonte de diversão social mútua ao trabalhar em casa o dia todo. Mesmo o seu peixe dourado pode ter uma atenção extra, você nunca sabe.

• Dependendo dos seus deveres no trabalho, às vezes ter sons de fundo como notícias ou rádio, ou sua música favorita pode criar uma sensação de companhia e conforto. No entanto, os especialistas alertam contra o hábito de trabalhar com a TV funcionando ou mergulhar nas mídias sociais pessoais durante o dia de trabalho – essas podem ser grandes distrações que provavelmente desviarão sua produtividade e roubarão seu valioso tempo.

Mesmo em épocas melhores, o trabalho remoto às vezes pode apresentar o desafio do isolamento social. Embora a situação de todos seja diferente e as necessidades pessoais de interação social possam variar, esperamos que essas dicas práticas ajudem a todos a se sentirem mais produtivos e um pouco menos isolados nos próximos dias e semanas.

Artigo de Ross Sedgewick – Especialista em Digital Workplace e
Team Collaboration (Local de trabalho digital e Colaboração de Equipe) da Unify – Atos

Tradução Argimom

Fotografia de Matthew Henry

Conheça todas as soluções da Unify-Atos para melhorar o home office e a colaboração com sua equipe.

Receba dicas, informativos e novidades

Cadastre-se em nosso mailing.

Conteúdos Relacionados

Quer saber mais sobre nossas tecnologias e soluções?

Fale com um de nossos especialistas e agende uma apresentação.